Rua Varginha, 541, Colégio Batista, 31110-130, BH-MG(31) 3273-2020/

Blog

5 Cuidados Que Toda Mãe Precisa Ter Após o Parto

O período após o parto é chamado de puerpério. Esse intervalo de tempo consiste nas oito semanas depois do nascimento e tende a terminar assim que a menstruação volta a descer. Mas o que ele representa para a mulher? A necessidade de ter mais precauções.

Esse é um período de grandes mudanças, tanto em âmbito físico quanto psicológico. Além disso, a nova mamãe ainda tenta descobrir como seu filho funciona, o que seu choro significa e por aí vai.

Devido a todas essas alterações na rotina, neste artigo apresentamos os 5 cuidados principais que devem ser tomados nesse período. Acompanhe!

1. Amamentação

Assim que o bebê nasce, a mulher deve iniciar a amamentação. Esse é um assunto central nesses primeiros meses e o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é seguir essa recomendação, pelo menos, até os 6 meses.

A sugestão é feita porque esse processo costuma trazer várias vantagens para a mãe e o bebê. No entanto, é possível que a mulher precise ter um pouco de paciência para efetivamente aprender como amamentar. Além disso, não se deve desistir diante do primeiro obstáculo.

O próprio hospital pode oferecer ajuda no começo, com orientações em relação a pega, sucção e prevenção de incômodos.

A Pedilar oferece a possibilidade de orientações no domicilio para as puerpuras.

2. Higiene Diária

A mulher que acabou de sair do parto pode ter dificuldade para realizar algumas atividades simples, como tomar banho e lavar os cabelos. Mas essas ações de higiene são recomendadas assim que ela conseguir estar em pé com segurança. Portanto é preciso ter um cuidado extra com a área genital e mantê-la sempre limpa. Tenha em mente que, nos dias após o parto, sangramentos podem ocorrer e devem diminuir com o tempo. Nesse período, use lenços higiênicos absorventes e troque-os de 4 em 4 horas. Tampões só devem ser usados depois da cicatrização total do local, geralmente, de 2 a 3 semana depois do parto.

3. Descanso e Movimentação

A mulher que tem parto normal pode se levantar com a ajuda da enfermeira depois de aproximadamente 6 horas. Se não houver tonturas ou dores de cabeça, ela pode andar e até ir ao banheiro. Porém, é pouco recomendado abusar, porque nesse momento, o organismo ainda pode estar enfraquecido. Com isso, quedas de pressão podem ocorrer, inclusive com situações de desmaios.

Já se o parto foi uma cesariana, o descanso deve ser maior. O ideal é se levantar somente 12 horas após o procedimento, sempre com a ajuda de um enfermeiro. Um saco de gelo na área da sutura pode ser colocado nas primeiras 24 horas para reduzir o inchaço e facilitar a cicatrização.

Aproveite os períodos que o bebê dormir para descansar, porque a criança toma muito tempo nas primeiras semanas e tende a deixar a mãe bastante cansada. Além disso, é preciso conciliar a rotina diária. Aos poucos, você se acostuma com os afazeres.

4. Acompanhamento Médico Após o Parto

A alta hospitalar costuma acontecer dois dias depois do parto, se for normal, ou três dias após, caso seja uma cesárea. Nesse momento, é fundamental conversar com o médico e perguntar todas as suas dúvidas. Portanto verifique o que é necessário para registrar a criança, como fazer ou se já foi realizado o teste do pezinho, quando ocorrerá a consulta de revisão do parto, de pediatria e de planejamento familiar. Essa recomendação é ainda mais importante se o seu filho tiver alguma dificuldade ou for prematuro, por exemplo.

Atente também a situações de choro frequente, sensação de tristeza e incapacidade de lidar com as coisas. Esses sentimentos são comuns, mas se persistirem, é importante avaliar a possibilidade de depressão pós-parto. Nesse caso, o ideal é consultar um médico.

Tenha em mente que o normal é fazer uma consulta com o ginecologista aproximadamente 10 dias depois do parto para verificar se está tudo normal. Portanto as visitas periódicas devem acontecer depois de outros 30 dias para a prescrição de contraceptivos.

5. Cuidados Com as Feridas e/ou o Períneo

O parto cesárea é uma cirurgia que deixa uma ferida abdominal. O tempo de recuperação do corte pode demorar até uma semana, enquanto a incisão uterina tende a levar seis semanas. Nesse período, o ideal é cuidar da higiene íntima, além disso evitar esforços, repousar bastante, usar uma cinta abdominal e também tomar, pelo menos, 1,5 litro de água por dia, se foi realizada uma incisão na região perineal (ou seja, entre os músculos da vagina e do ânus), pode haver dor e desconforto. Para aliviar e acelerar a cicatrização, use água tépida com sabonete neutro / ou produto antisséptico.

Mantenha o local sempre seco, evite se sentar sobre a ferida e aplique compressas frias várias vezes ao dia para acalmar a dor.

Seguindo esses cuidados após o parto, as chances de você se recuperar logo são muito maiores. E você, tem alguma experiência para contar? Deixe seu comentário!

Compartilhe este post