Rua Varginha, 541, Colégio Batista, 31110-130, BH-MG(31) 3273-2020/

Blog

Andador: Perigo Desnecessário

No Canadá é proibido vender, importar, e mesmo fazer propaganda de andador para bebês desde 2007. No Brasil apesar de ainda ser popular para bebês de 6 a 15 meses, os pediatras não recomendam os andadores.

Alguns pais alegam que os motivos para deixar os bebês nos andadores é que ele dá mais segurança às crianças, mais independência, promove o desenvolvimento, o exercício físico e sobretudo deixam os bebês mais fáceis de serem cuidados.

Porém, todas essas teses têm sido colocadas por terra. A cada ano são realizados cerca de dez atendimentos nos serviços de emergência para cada mil crianças com menos de um ano de idade, provocados por acidentes com andador. Algumas crianças sofrem intoxicações, afogamentos e queimaduras relacionados diretamente ao uso do andador, a grande maioria, porém sofrem quedas; cerca de 80% dos casos mais graves são quedas de escadas.

Dar independência demais para uma criança numa fase em que ela ainda não tem a menor noção de perigo é um enorme fator de risco.

Enquanto não temos no Brasil uma lei que faça total proibição como no Canadá, contamos com o bom senso dos pais, no sentido de não expor os bebês a um produto tão perigoso e definitivamente desnecessário.

Compartilhe este post