Rua Varginha, 541, Colégio Batista, 31110-130, BH-MG(31) 3273-2020/

Blog

Bronquiolite: Conheça Mais Sobre a Doença do Outono

A bronquiolite é uma enfermidade que acomete especialmente o público infantil e que gera desconforto na respiração, já que afeta as vias aéreas. A criança fica prostrada e deve receber cuidados médicos desde o princípio. Por isso, é importante conhecer suas características. Esse é o foco deste post. Aqui, vamos explicar melhor as peculiaridades da moléstia e apresentar as diferenças da pneumonia, já que é comum haver confusão em relação às duas doenças.

Então, que tal saber mais?

O Que é Bronquiolite?

Essa enfermidade consiste em uma inflamação das vias aéreas respiratórias, além disso impacta diretamente os bronquíolos. Na prática, o que ocorre é o edema e o acúmulo de muco nessas estruturas, que são pequenas passagens de ar presentes nos pulmões. Essa infecção costuma ser sazonal e os sintomas são similares ao resfriado comum. É indicado consultar um médico, mas o problema costuma ser solucionado em poucos dias.

Existem casos que exigem hospitalização, especialmente quando a doença acomete bebês de até 6 meses. Complicações respiratórias posteriores podem ocorrer.

Em adultos, costuma ser do tipo obliterante, que é uma condição mais grave e rara. Nesse caso, as vias respiratórias são bloqueadas devido a cicatrizes nos bronquíolos. Essa diferença ocorre porque, em adultos, a doença deixa de ser viral e se torna uma combinação de vários fatores. Entre os sintomas estão: chiado no peito, falta de ar, fadiga e respiração sibilante.

O Que é Bronquiolite Infantil?

Essa é a forma da doença, que acomete principalmente o sistema imunológico de bebês com menos de dois anos de idade. É um vírus presente no trato respiratório inferior, ou seja, nos bronquíolos, que conduzem o ar até os alvéolos.

Os sintomas e sua intensidade variam, de forma geral, costumam apresentar poucos problemas devido a uma infecção respiratória leve. Em 2 ou 3 dias, há outros sinais de mal-estar para crianças. Os sintomas mais comuns são os seguintes:

  • Dificuldade para respirar, com falta de ar e chiado no peito.
  • Fadiga.
  • Tosse.
  • Cianose
  • Febre.
  • Respiração rápida, também conhecida como taquipneia.
  • Retrações intercostais, isto é, os músculos próximos às costelas afundam com o esforço que a criança faz para respirar.

Um dos motivos para os casos de bronquiolite afetarem principalmente as crianças é o sistema imunológico em desenvolvimento. O fato de seus corpos serem menores, também facilita a locomoção dos vírus.

O Que Causa Bronquiolite?

A bronquiolite é causada pelas infecções virais que entram no trato respiratório e acometem primeiro a parte superior. Os vírus se reproduzem rapidamente e podem chegar ao lado inferior, quando atingem brônquios e bronquíolos. As causas principais são as seguintes.

Vírus Sincial Respiratório (VSR)

Essa é a principal causa da doença, já que esse vírus está presente em todo o mundo. Ele também é responsável por boa parte dos resfriados comuns.

Adenovírus

Nesse caso, as membranas mucosas são afetadas. É menos comum que o vírus sincial respiratório, mas deve ser considerado.

Outros Vírus

A enfermidade também pode ser causada por outros vírus ( rinovírus, influenza, metapneumovírus (MVP), enterovírus, parainfluenza e bocavirus). Destacamos que pelo menos dois desses tipos podem estar presentes na criança, o que causa uma situação clínica mais grave.

Por isso, a melhor forma de prevenir a bronquiolite é fazer a vacinação adequada das crianças e evitar o contato com fumaça de cigarro. É importante sempre lavar as mãos com sabonete antes de entrar em contato com o bebê.

Qual a Diferença Entre Bronquiolite e Pneumonia?

A pneumonia pode ser uma complicação secundária da bronquiolite, a internação por 1 ou 2 dias garante um tratamento mais adequado.

Observe que a pneumonia é uma infecção nos pulmões, não apenas nos bronquíolos. Por isso, é importante ter o cuidado indicado pelo médico ainda na fase preliminar. O profissional da saúde indicará as medidas que devem ser adotadas, que incluem soro fisiológico e medicamentos apropriados.

Em suma, a bronquiolite é um mal-estar, que costuma surgir no outono em crianças de até 2 anos de idade.

Agora que você já entende mais a doença, fique atento aos sintomas e leve seu filho ao médico quando necessário.

Quer conhecer outras doenças que podem prejudicar sua família e quais cuidados devem ser tomados? Assine nossa newsletter e receba as informações diretamente no seu e-mail.

Compartilhe este post