Rua Varginha, 541, Colégio Batista, 31110-130, BH-MG(31) 3273-2020/

Blog

Desenvolvimento do Bebê Com 10 Meses

Desenvolvimento do bebê com 10 meses: o seu bebê já tem 10 meses!

Nesta fase o bebê pode começar a dar os primeiros passos com apoio, ou pelo menos se esforçar para isso.

Essa é uma fase em que ele também começa a demonstrar o seu temperamento. Distribuir sorrisos ou esconder a cara quando chega alguém é um sinal bem característico nessa etapa.

Os sentidos do bebê de 10 meses

O bebê continua aperfeiçoando o seu poder de comunicação, emite novos sons e junta as sílabas.

Para estimular a fala do bebê é essencial que você “converse” com ele como se estivesse entendendo tudo que ele fala. Trata-se de uma troca fundamental, pois ensina ao bebê que a comunicação envolve dois lados.

Muitas vezes  ele ainda não sabe balbuciar o que quer e então ele aponta para o objeto desejado. Nessa hora você deve falar o nome do objeto que ele está apontando para que ele possa associar uma coisa com a outra. Isso irá estimular também a fala dele.

O paladar do bebê agora deve estar mais apurado, afinal já tem alguns meses que a papinha salgada e a papinha de frutas foram introduzidas. Água e sucos naturais também devem fazer parte do cardápio.

A visão do bebê que antes chegava no máximo a 50% de acuidade, agora é parecida com a de um adulto em termos de clareza e percepção de profundidade. Mesmo assim o bebê ainda enxerga melhor de perto do que de longe, mas o suficiente para reconhecer uma pessoa que está do outro lado da sala por exemplo. Os olhos da criança com essa idade também já estão próximos da cor definitiva, embora possa haver pequenas mudanças na cor da íris.

A audição já está bem desenvolvida. Mas observe se ele reage ao próprio nome e a sons que são conhecidos do ambiente, como telefone tocando ou aspirador de pó. Caso seu bebê não esteja reagindo a esses sons você deve conversar com o pediatra.

Estímulos e brincadeiras para o desenvolvimento do bebê com 10 meses

Essa é uma idade em que eles estão bem tagarelas,portanto esse é um ótimo momento para estimular mais e mais a fala dele. Incentive respondendo ele de forma adulta, como por exemplo se ele fala “mamá”, você sutilmente pergunta de volta: “Você quer mamadeira?”.

Evite infantilizar as falas. Por mais que seja gostoso conversar assim com nosso bebê o ideal é que ele ouça a maneira correta de pronunciar as palavras.

Sempre que ele falar aquelas frases totalmente ininteligíveis, responda simplesmente com um “não me diga” ou “é verdade?”. Provavelmente ele irá sorrir e continuar a falar, em pouco tempo você verá que conseguirá entender alguma palavra. Outra coisa, continue descrevendo tudo que está fazendo com ele, vou te trocar, vou te colocar no carrinho, vamos passear.

Quando for cantar demonstre as palavras com gestos (como por exemplo dizendo tchau e acenando ao mesmo tempo). Dessa forma ele passa a absorver palavras-chave e frases recorrentes e em breve ele começará a ligar as coisas.

Estímulos bebê com 10 meses

Alimentação no desenvolvimento do bebê com 10 meses

Com 10 meses o bebê já consegue por exemplo comer um biscoito, pois já sabe segurar sozinho. Os biscoitos que se desmancham ao colocar na boca são melhores pois o risco de engasgamento é menor. Esteja sempre ao lado do bebê quando estiver comendo.

Na hora do almoço ou janta deixe que ele coma sozinho. Nessa idade o bebê já consegue levar a colher até a boca. Auxilie ele nesse desenvolvimento.

Sono

A rotina do sono continua sendo muito importante. Os bebês necessitam de rituais, sempre iguais e a mesma hora, para se sentirem confiantes e seguros. Além disso servem para orientar a criança. Dessa forma, o bebê já sabe o que vai acontecer em determinado momento.

Cuidados no desenvolvimento do bebê com 10 meses

Como é uma fase em que o bebê está tentando se locomover, apoiando em móveis e querendo andar, deixe ele sempre calçado. O pé do bebê é muito sensível e pode machucar com facilidade caso pise em algo.

Meias antiderrapantes são ótimas para ficar em casa, mantém o pezinho quente e diminui o risco de escorregar.

A Mamãe

Como anda a vida agora com o bebê maiorzinho?

Não se esqueça de continuar reservando um tempinho para se cuidar. Academia, caminhada, ou simplesmente deitar no sofá e fazer uma leitura ou ver um programa na televisão.

Vale lembrar que além de mãe você continua sendo mulher e esposa. Por esse motivo não esqueça de reservar um tempinho para namorar também. Ainda que o bebê seja novinho ele pode ficar com a vovó ou com a titia algumas horas na noite para que a mamãe e o papai se divirtam um pouco. Pense nisso.

Lembramos que cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Portanto havendo dúvidas converse com o pediatra. Ele irá determinar se o desenvolvimento do seu filho está de acordo com a idade.

Agora é hora de conferir como é o desenvolvimento do bebê com 11 meses.

Compartilhe este post

Post Relacionados

Testes Caseiros Para Descobrir o Sexo do Bebê

Testes Caseiros: após a descoberta da gravidez, saber o sexo do bebê torna-se a maior curiosidade dos...

Translucência Nucal – O Que é?

Translucência Nucal ou TN é um exame realizado no primeiro trimestre da gravidez. A partir dele é...

Desenvolvimento do Bebê Com 12 Meses

Desenvolvimento do bebê com 12 meses: um ano de vida! Que conquista sensacional, um ano de grandes...