Rua Varginha, 541, Colégio Batista, 31110-130, BH-MG(31) 3273-2020/

Blog

Desenvolvimento do Bebê Com 12 Meses

Desenvolvimento do bebê com 12 meses: um ano de vida! Que conquista sensacional, um ano de grandes aprendizados e desenvolvimentos.

Esse mês pode ocorrer um rito de passagem muito importante para o desenvolvimento do bebê, ele poderá dar o primeiro passo sozinho. Mas se isso não ocorrer não precisa se preocupar, algumas crianças levam umas semaninhas a mais e é normal.

Primeiro Passo

Os sentidos no desenvolvimento do bebê com 12 meses

O bebê continua aperfeiçoando o seu poder de comunicação.

Estímulos e brincadeiras

A coordenação motora fina está mais apurada. Sendo assim, as brincadeiras começam a envolver o exercício de músculos maiores.

Eles acham muita graça em brincadeiras que envolvam empurrar um objeto, lançar e jogar tudo no chão, e brincadeiras de tirar peças de um lugar e colocar em outro.

Fale o nome certo dos objetos com seu bebê, conte os degraus ao subir e descer escada. Você é a maior responsável por estimular sua criança.

Dê escolhas, pergunte se seu filho quer brincar com os bloquinhos ou com as argolas, provavelmente ele te surpreenderá com uma resposta.

Alimentação

Agora é hora de começar a incluir novos alimentos e sabores na dieta do bebê.  É importante deixar que a comida tenha mais textura para que o bebê possa desenvolver cada vez mais a habilidade de mastigar.

Sono no desenvolvimento do bebê com 12 meses

A hora da soneca pode ser um dos raros momentos em que a mamãe tem um tempo para descansar ou até mesmo para fazer uma atividade adulta, talvez isso pode estar cada vez mais difícil. Agora que completa um ano, seu bebê pode começar a não querer mais essas sonecas.

Por estar mais independente, tende a dificultar a hora do sono noturno também. Para evitar que isso aconteça, é importante criar uma rotina de sono.

Portanto, jantar, tomar banho, trocar de roupa, ler um livro ou escutar uma musiquinha  que acalme é uma boa pedida para criar essa rotina.

O importante é que independente do que você escolha, isso se torne um hábito que dê a criança tempo suficiente para acalmar das emoções do dia.

Cuidados

Os cuidados continuam sendo com os móveis que o bebê pode subir.

Portanto é importante tomar cuidado para que ao descer da cama ou sofá ele não caia. Esteja sempre por perto e consequentemente evitar possíveis acidentes.

A Mamãe

Seu bebê está cada vez mais independente!

Ainda assim pode ser que ele chore quando você vai embora, seja para trabalhar, seja para dar uma saída a noite. Isso é natural acontecer. Algumas dicas:

  • Não faça a despedida ser tão dolorosa.
  • Despeça da sua criança com sinceridade e seja direta.
  • Não fuja enquanto ele não está olhando, e não fique dando mil abraços, dê apenas um beijo e vá.
  • Ainda que seu bebê fique chorando, as lágrimas não vão durar muito.

Ainda que seja difícil e você se sinta culpada, esse processo faz parte do desenvolvimento da independência da criança. Portanto isso não vai acontecer se você estiver presente o tempo todo, além disso o bebê precisa de autonomia para se desenvolver.

É chegada a hora de comemorar o primeiro aninho de vida do seu bebê!

Nesse momento já deve estar tudo muito bem preparado para a festinha. Comemore bastante, tire fotos, filme e sobretudo guarde cada momento para você compartilhar com seu filho (a) a medida em que for crescendo, pois pode acreditar eles ainda vão perguntar como foi a festa de um aninho!

Lembramos que cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Portanto havendo dúvidas converse com o pediatra. Ele irá determinar se o desenvolvimento do seu filho está de acordo com a idade.

Desejamos que nossos artigos tenham sobretudo ajudado na árdua tarefa de entender seu bebê. Continue lendo e participe do Blog da Pedilar.

Compartilhe este post

Post Relacionados

Desenvolvimento do Bebê Com 11 Meses

Desenvolvimento do bebê com 11 meses: aos 11 meses de idade o bebê costuma falar mais palavras....

Desenvolvimento do Bebê Com 10 Meses

Desenvolvimento do bebê com 10 meses: o seu bebê já tem 10 meses! Nesta fase o bebê...

Desenvolvimento do Bebê Com 5 Meses

Desenvolvimento do bebê com 5 meses: seu bebê cresceu, e agora está mais evidente que ele adora...