Rua Varginha, 541, Colégio Batista, 31110-130, BH-MG(31) 3273-2020/

Blog

Desenvolvimento do Bebê Com 2 Meses

Desenvolvimento do bebê com 2 meses: seu bebê já está no segundo mês de vida. A mobilidade dele vai aumentando lentamente a medida que as semanas vão passando e isso fica mais notável.

Ele começa a sorrir com mais frequência, e apesar de muitas noites mal dormidas ou nem dormidas, muitas trocas de fraldas e outras muitas mamadas, esse sorriso é muito compensador.

Os estímulos nas mãos e pés agora geram mais reflexo. Quando tocado na mãozinha ele fecha e quando tocado no pezinho ele contrai os dedos. Esse reflexo é conhecido como preensão.

Ele é capaz de pegar objetos voluntariamente, porém sem muita coordenação. Isso ficará mais preciso quando ele estiver com seus 4 meses.

Nessa fase seu bebê leva tudo na boca, afinal a boca é o maior artifício que ele tem para descobrir os objetos. É com a boca que ele descobre novos sabores, texturas, consistências e até treina a sucção.

É por esse motivo que o bebê começa a levar os objetos que consegue pegar até a boca, para explorar. A mãozinha na boca faz parte dessa nova descoberta. Por isso é importante manter sempre muito limpo os brinquedos que o bebê leva na boca.

Não é interessante que outras pessoas peguem esses brinquedos, pois o bebê ainda não tem defesas no corpo contra vírus e bactérias.

Os sentidos

Os olhinhos estão ainda mais desenvolvidos, agora ele já pode acompanhar objetos em movimentos.

Estímulos e brincadeiras no desenvolvimento do bebê com 2 meses

O bebê começa a conseguir sustentar sua cabecinha quando colocado de barriga par baixo.

Uma boa hora para começar a colocar o bebê para brincar em tapetes macios no chão (cama e superfície alta há risco de quedas especialmente relevantes).

Sempre que notar que ele está querendo se movimentar, brinque com ele. Mexa em alguns objetos em sua frente ou do lado oposto ao que a cabecinha está virada.

Esse estímulo irá ajudar no desenvolvimento dos músculos e ajudar a melhorar o interesse dele por novos objetos.

Desenvolvimento do bebê com 2 meses

O desenvolvimento do bebê com 2 meses não se dá apenas pelo peso que ele ganha. É importante manter a consulta mensal com o pediatra, pois é nela que a mamãe irá saber se o bebê está se desenvolvendo normalmente.

Ele irá medir a circunferência da cabeça, tórax e barriga e avaliar o desenvolvimento psicomotor. É essa análise que indicará o desenvolvimento correto do seu bebê.

Cuidados no desenvolvimento do bebê com 2 meses

Normalmente escutamos de pessoas mais velhas que os bebês devem ficar mais agasalhados, pois sentem mais frio. Isso é mito. Por ter os batimentos cardíacos mais acelerados que de um adulto, o bebê pode até sentir mais calor.

Quando o bebê fica muito agasalhado algumas manchas vermelhas costumam aparecer, principalmente na nuca e isso é muito desagradável. Portanto não precisa agasalhar muito o bebê.

Saúde

As cólicas ainda são comuns no desenvolvimento de bebês com 2 meses. Nessa idade a recomendação é colocar ele de barriga encostada em seu abdômen e deixar que ele se aqueça. Bolsa de água morna e também banhos mornos são alternativas para esse momento.

Caso apareça assaduras, que também é comum nessa fase, observe se ela não está com o formato da fralda. Caso esteja é interessante experimentar outras marcas, pode ser alergia.

É importante lavar a região da assadura a cada troca de fralda, ainda que seja somente xixi. Limpe com um algodão umedecido em água morna e após secar aplique uma camada de pomada para assadura. Essa deverá sempre ser indicada pelo pediatra.

Evite o lenço umedecido quando o bebê estiver assado, pode conter álcool e suas essências podem prejudicar ainda mais a pele do bebê.

Bebê com 2 meses dormindo

A Mamãe

Você deve estar se sentindo cansada não é mesmo?

Afinal amamentar não é uma tarefa fácil. Também deve estar se sentindo impaciente, com tantas tarefas por fazer e você ali sentada sem poder fazer muita coisa além de amamentar seu bebê. Mas fique calma, alimentar seu bebê é a tarefa principal, louça e outros afazeres podem ficar para depois.

Aproveite esse momento da amamentação para fortalecer o vínculo entre mãe e filho, são momentos únicos e especiais.

Não se culpe se quando o bebê dormir a tarde você tirar um cochilo também. Agora é hora de pensar em vocês, ele depende muito ainda de você e isso será assim por um bom tempo. Você precisa estar descansada!

A sua alimentação também é muito importante. Portanto ela precisa ser balanceada para não afetar na produção do leite, além de manter sua saúde em ordem. Provavelmente você quase não está urinando durante o dia porque muita água está sendo usada para ajudar na produção do leite. Então fique atenta e aumente a ingestão de líquido para que esteja sempre hidratada.

Lembramos que cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Portanto havendo dúvidas converse com o pediatra. Ele irá determinar se o desenvolvimento do seu filho está de acordo com a idade.

Agora, confira o desenvolvimento do bebê com 3 meses e saiba mais.

Compartilhe este post

Post Relacionados

Desenvolvimento do Bebê Com 11 Meses

Desenvolvimento do bebê com 11 meses: aos 11 meses de idade o bebê costuma falar mais palavras....

Desenvolvimento do Bebê Com 7 Meses

Desenvolvimento do bebê com 7 meses: Com sete meses seu bebê começa a reconhecer pessoas de seu...

Desenvolvimento do Bebê Com 4 Meses

Desenvolvimento do Bebê com 4 meses: várias mudanças aconteceram desde que ele nasceu não é mesmo? Mas, agora...