Rua Varginha, 541, Colégio Batista, 31110-130, BH-MG(31) 3273-2020/

Blog

Desenvolvimento do Bebê Com 4 Meses

Desenvolvimento do Bebê com 4 meses: várias mudanças aconteceram desde que ele nasceu não é mesmo?

Mas, agora com 4 meses a maior evolução é o fortalecimento dos músculos do quadril. O bebê já consegue movimentar a cintura. Fica um alerta para os pais, nessa fase o bebê começa a rolar quando está deitado, de forma que o risco de queda aumenta.

Os sentidos do bebê de 4 meses

A visão tem evoluído mais a cada mês, e agora está ainda melhor ele já consegue até distinguir fisionomias.

O tato tem sido apurado também com a descoberta dos dedos. É uma fase em que ele também descobre os pés e começa a brincar com eles. Você pode ajudar nessa descoberta levando seus pequenos pezinhos até as mãozinhas que estão doidas por essas descobertas também.

Ah, e você já experimentou chamá-lo pelo nome? Sua audição já está bem treinada para identificar os sons e de onde estão vindo. Como já sabe seu nome irá procurar por quem está o chamando. Aproveite essa fase para estimular ainda mais esse sentido no seu bebê.

Estímulos e brincadeiras no desenvolvimento do bebê com 4 meses

Uma fase marcante para os pais!

Está estranhando que ele já não quer mais ficar deitado no colo? Pois é, pode preparar os braços, agora ele consegue firmar a cabeça por mais tempo e adora ficar em pé. Dessa forma eles conseguem observar as coisas, enxergam mais longe e em várias direções.

Como está a hora do banho, muita bagunça com a água?

Pois é, essa hora tem ficado bem agitada não é mesmo? Afinal ele está se movimentando mais e adora brincar com a água.

Nessa fase o bebê também já se interessa pelo seu reflexo no espelho. É uma ótima oportunidade para estímulos, faça brincadeira de aparecer e desaparecer atrás dele no espelho.

Alimentação

Nessa fase o bebê se mantém acordado por mais tempo durante o dia, tente programar as mamadas para os períodos em que estiver acordado.

Cuidados com o desenvolvimento do bebê com 4 meses

Familiares e amigos devem estar cientes que o bebê leva sempre a mão a boca. Por esse motivo é bom evitar de ficar segurando na mãozinha dele. Cuide da higiene das mãos do bebê para evitar possíveis infecções que podem ser prevenidas com esse simples fato.

Bebê com 4 meses

Saúde do bebê de 4 meses

Essa também costuma ser uma fase difícil para muitas mães. É chegada a hora de levar seu bebê para creche, berçário ou até mesmo contratar uma babá para que a mamãe volte as atividades profissionais.

É aí que temos que dobrar os cuidados, porque agora é chegada também a hora das viroses, resfriados e gripes se intensificarem.

A Mamãe

Para muitas mamães a licença maternidade acaba nessa fase, e ficar insegura é normal. Afinal agora é mais um período de adaptação, tanto para mãe quanto para o bebê. Converse com outras mães, além disso procure saber sobre experiências. Essa conversa poderá lhe ajudar a entender melhor essa passagem e ficar mais tranquila em relação a “separação” do seu bebê.

Antes de bater o martelo sobre onde vai deixar seu bebê, faça pesquisas. Visite o máximo de escolinhas que puder, da mesma forma com as creches. Procure saber sobre a alimentação, a higiene, caso a criança tenha febre ou alguma queda quais são as atitudes tomadas, se na agenda virá a rotina diária do seu bebê na escola ou creche. Portanto se optar por babá pegue recomendações com pessoas de sua confiança. Faça entrevistas e o período de experiência da babá seria interessante que fosse com a mamãe ainda em casa. Só tome essa decisão quando se sentir segura.

Lembramos que cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Portanto havendo dúvidas converse com o pediatra. Ele irá determinar se o desenvolvimento do seu filho está de acordo com a idade.

Continue, e confira o desenvolvimento do bebê com 5 meses.

Compartilhe este post

Post Relacionados

Translucência Nucal – O Que é?

Translucência Nucal ou TN é um exame realizado no primeiro trimestre da gravidez. A partir dele é...

Desenvolvimento do Bebê Com 9 Meses

Desenvolvimento do bebê com 9 meses: é incrível como o tempo passou. De um ser tão passivo, agora...

Desenvolvimento do Bebê Com 5 Meses

Desenvolvimento do bebê com 5 meses: seu bebê cresceu, e agora está mais evidente que ele adora...