Rua Varginha, 541, Colégio Batista, 31110-130, BH-MG(31) 3273-2020/

Blog

Desenvolvimento do Bebê Com 6 Meses

Desenvolvimento do bebê com 6 meses: data de comemoração, seu bebê completou meio ano de vida, parabéns!

Passa muito rápido, mas apesar disso, esses seis meses são sem dúvidas os mais intensos de sua vida como mamãe ou papai.

Com seis meses já é uma fase mais tranquila para passear com o bebê em parques, tanto quanto em shoppings.

Os sentidos no desenvolvimento do bebê com 6 meses

É importante que durante o passeio com o bebê você converse sobre tudo que ver e ouvir, para que ele observe e aprenda.

Tudo é muito novo e interessante, então quando passar uma moto, sinalize de onde vem o barulho e o que causou aquele barulhão. A mesma coisa pode ser feita com pássaros, vozes e cores, imitar sons dos animais…

Alguns pediatras já liberam a introdução de papinhas de frutas nessa idade.

O bebê fica muito empolgado com essas novas texturas da papinha, consequentemente uma das formas que ele encontra para explorar isso é amassar com a própria mão, passar no rosto e colocar na boca.

Não é uma boa hora para ficar preocupada com a limpeza, é bom que a criança tenha esse contato, então deixe-o explorar, aprender e conhecer com essa nova fase.

A coordenação motora fina do bebê ainda não está desenvolvida, portanto ele utiliza as duas mãos de forma igual.

O bebê já puxa objetos para perto de si, e descobre que jogar os objetos também é muito interessante, tanto quanto pelo movimento que o objeto faz até parar, quanto pelo contato com as pessoas que devolvem os brinquedos.

Estímulos e brincadeiras no desenvolvimento do bebê com 6 meses

Nessa fase ele já começa a sentar sozinho, ainda que por pouco tempo. Seu equilíbrio ainda não está totalmente apurado e ele pode acabar tombando. Se o bebê ainda não demonstra esse interesse em sentar, fique tranquila. Não force a barra, respeite o seu tempo que em breve essa conquista será alcançada.

Notou que seu bebê está irritado? Se sim, dê uma olhadinha na gengiva dele, o primeiro dentinho pode estar apontando.

Geralmente o primeiro dente a nascer é o inferior. Existem alguns mordedores com água que pedem ser levados a geladeira para resfriar. Dessa forma ajuda trazer conforto para o bebê, que quando fica irritado começa a levar tudo a boca, brinquedo, mão, objetos.

Comece a estimular seu bebê com leitura, mostrando gravuras, eles adoram. Aproveite para introduzir tons de voz diferentes, abuse do seu lado artístico na hora de contar uma história.

Lembre-se que seu bebê já reconhece sons, então ele vai adorar ver você mudando a voz e fazendo caras e bocas.

A forma do bebê mostrar seu desconforto continua sendo o choro, fique atenta aos sinais que ele dá. Talvez ele só queira mudar de brincadeira, mas também pode ser uma forma de avisar que está com fome, sujo ou precisando de um chamego.

Alimentação do bebê de 6 meses

É chegada a hora de introduzir novos alimentos para o bebê (siga sempre a recomendação médica), e apesar da grande expectativa de que o bebê vá se deliciar com seu primeiro prato de papinha, geralmente não é bem isso que acontece.

Os bebês costumam estranhar essa nova textura e gosto, isso pode até causar ânsia. Não desanime! Continue estimulando o paladar, logo ele aprenderá a se deliciar com a papinha.

Uma dica importante é que a papinha nunca seja batida no liquidificador, e sim amassada com um garfo. Dessa forma a fibra permanecerá no alimento e não será quebrada como acontece quando batida no liquidificador. Nas primeiras semanas passe a papinha numa peneira para melhorar a ingestão.

Começar a introduzir a papinha não é motivo para tirar o leite do bebê. Portanto as mamães que amamentam no peito isso ainda continua sendo muito indicado pelos médicos. Para as mamães que alimentam os bebês com fórmulas de leite converse com seu pediatra para saber a nova dosagem agora que a papinha foi introduzida.

Papinha bebê com 6 meses

Sono do bebê no desenvolvimento do bebê com 6 meses

Mantenha a rotina da casa normal, mesmo quando o bebê estiver cochilando. Não precisa apagar as luzes ou diminuir som de conversas, televisores e demais sons. Com seis meses o bebê necessita de 2 cochilos. Um pela manhã e outro à tarde,ainda assim alguns bebês sentem mais sono e podem dormir um pouco mais.

Conseguindo manter a rotina diária do bebê, logo ele aprenderá que quando a casa está em silêncio a noite é a hora de dormir.

Saúde no desenvolvimento do bebê com 6 meses

É hora de ficar ligada nas possíveis reações alérgicas que seu bebê pode apresentar devido a introdução de novos alimentos.

Com essa idade seu bebê irá receber uma quantidade maior de vacinas, isso pode provocar algumas reações. No dia seguinte a vacinação é recomendado que o bebê fique em casa para evitar maiores desconfortos.

Pode ser que nessa fase comece a aparecer alguns sintomas de gripe. É nessa idade também que ele toma a primeira dose da vacina da gripe. As crianças que vão para escolinha ficam mais suscetíveis as doenças viróticas.

Ao notar que seu bebê está com febre alta ou persistente, manchas na pele, com vômitos e sem apetite, converse com o pediatra. Lembre-se de nunca medicar seu bebê sem orientação médica.

A Mamãe

Nos últimos seis meses seu principal foco com certeza tem sido a maternidade. Portanto quando o bebê dá uma folguinha tudo que você quer é se jogar no sofá. Descansar é sem dúvida muito necessário e importante, mas cuidados com o corpo e mente são especialmente relevantes para seu bem-estar.

Assim que seu bebê dormir, aproveite para tomar um banho e relaxar, é normal se sentir exausta. Não lute contra o sono, no outro dia você levantará com outra disposição. Sobretudo, se sua disposição não tiver voltado é importante conversar com médico. Algumas mulheres apresentam disfunções hormonais especialmente relevante nesse período. O que pode ocasionar um cansaço extremo.

Lembramos que cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Portanto havendo dúvidas converse com o pediatra. Ele irá determinar se o desenvolvimento do seu filho está de acordo com a idade.

Continue acompanhando nossa série de posts, confira o desenvolvimento do bebê com 7 meses.

Compartilhe este post

Post Relacionados

Desenvolvimento do Bebê Com 9 Meses

Desenvolvimento do bebê com 9 meses: é incrível como o tempo passou. De um ser tão passivo, agora...

Desenvolvimento do Bebê Com 3 Meses

Desenvolvimento do bebê com 3 meses: nessa idade o bebê já reconhece a mamãe, papai e pessoas...

Desenvolvimento do Bebê Com 1 Mês

Desenvolvimento do bebê com 1 mês: seu bebê completou um mês de vida, e quantas mudanças aconteceram...