Rua Varginha, 541, Colégio Batista, 31110-130, BH-MG(31) 3273-2020/

Blog

Desenvolvimento do Bebê Com 8 Meses

Desenvolvimento do Bebê com 8 meses: na idade de 8 meses seu bebê ainda demanda muita atenção. Com a mobilidade cada vez mais avançada, o bebê começa a gostar de ficar mais no chão e começa a explorar cada vez mais suas novas habilidades.

Ele está descobrindo que tem um mundo para ser explorado. São tantas coisas novas para experimentar que essa fase é lembrada como a fase da inquietude.

Os sentidos do bebê com 8 meses

Com a coordenação cada vez melhor o bebê já começa a bater palminha. Para estimular seu bebê cante para ele, cantigas infantis além de estimular a bater palmas, são ainda um ótimo treinamento vocal e auditivo.

O bebê já treina sua vocalização, ele testa vários tons que sua boca pode produzir. Ainda não pode ser interpretado como palavra, mas esse treinamento é fundamental para que em breve ele comece a falar. Estimular a fala é fundamental, então converse com seu bebê pronunciando corretamente as palavras.

Estímulos e brincadeiras

Essa ainda é uma fase de muita frustração para o bebê. Eles sabem o que querem, mas mesmo com tanta mobilidade as vezes não conseguem chegar onde desejam. Nessa fase os pais tentam ser um pouco adivinha, dessa forma conseguem deixar o bebê mais calmo.

A brincadeira é fundamental, mas o bebê não precisa de muito brinquedo ao mesmo tempo. O ideal é que você separe para ele os que vão ajudar a estimular sua coordenação, selecione brinquedos coloridos e seguros.

O chão mais do que nunca se torna o lugar mais seguro para o bebê brincar. Fiquem atentos com escadas e objetos que possam trazer algum risco para o bebê.

Nessa fase a mamãe começará a lidar com alguns protestos do bebê caso algo lhe seja tirado, especialmente quando o mesmo é pego sem a sua permissão.

Não ceda, preze sempre pela segurança do seu filho, já é hora de começar a lidar com “nãos”, assim você estará formando um adulto respeitoso e educado.

Bebê com 8 meses

Alimentação no desenvolvimento do bebê com 8 meses

Agora o bebê já faz duas alimentações solidas diárias (almoço e janta). Esses alimentos são imprescindíveis para a saúde do bebê, fornecendo nutrientes que ele precisa para crescer saudável. Mesmo assim o leite ainda não é dispensável, ele continua sendo fundamental na alimentação do seu filho(a).

Os bebês que ainda estão no peito começam a diminuir a quantidade de mamada. O que é perfeitamente normal no desenvolvimento do bebê com 8 meses, já que os alimentos sólidos completam a dieta. É comum que nessa fase o bebê mame cerca de 4 vezes ao dia.

Sono

No desenvolvimento do bebê com 8 meses, o sono já fica mais perceptível, além de ficar irritado e difícil de agradar, eles começam a coçar os olhinhos.

Quando o bebê já possui uma rotina de sono, é mais fácil de prever os sinais. Assim conseguir planejar os passeios, encontros e festas para o horário em que ele esteja acordado é mais fácil.

Cuidados no desenvolvimento do bebê com 8 meses

Bebês são muito imprevisíveis e parecem nascer com radares para sujeira e perigo. Nessa fase é importante ser ainda mais cauteloso, o bebê começa a se deslocar e pode alcançar pequenos objetos e sujeiras pelo chão e levar direto a boca.

Dicas básicas para se ter em casa:

  • proteção para as quinas das mesas;
  • travas para portas e gavetas;
  • prender os tampos soltos de mesas e prateleiras;
  • tranque remédios, produtos de limpeza, vidros, bebidas alcoólicas e tanto quanto produtos tóxicos em locais seguros e fora do alcance;
  • coloque grade na porta cozinha, assim quando estiver cozinhando evita que o bebê fique rodeando você na cozinha;
  • não deixa cabo de panelas viradas para fora do fogão;
  • instale rede nas janelas e escadas;
  • proteção para piscinas;
  • proteção para escadas;
  • não deixe objetos de decoração ao alcance.

A Mamãe

Seu bebê está crescendo tão rápido, não é mesmo?

Agora é aquele momento em que você começa a ver as fotos do bebê e sentir saudade, afinal tem passado tão rápido. Existe também um misto de emoção que vai desde o “quero mais um bebê” até “como consegui sobreviver esses oito meses?”.

Isso tudo é absolutamente normal, mas a dica é relaxar e aproveitar cada momento com seu bebê, curtir cada fase, passa rápido e o que fica são as lembranças, por isso não esqueça de fotografar e filmar todos os momentos que são importantes para você.

Os 8 meses ainda é uma fase muito exaustiva para a mamãe. Preparar refeições especiais para o bebê, amamentar, fazer a higiene, estimular, banho de sol…enfim, a vida com um bebê de 8 meses não é nada fácil.

Cuidar do bebê é exaustivo e a mamãe precisa pensar nela um pouco também. Não se esqueça de tirar um tempo para você. Lembre-se que suas necessidades são tão importantes quanto a de cada um de sua família.

Comparação

Não se compare com outras mães, principalmente as mães de rede social. Por mais que elas postem fotos felizes e relatos de uma maternidade perfeita, a gente sabe que a realidade não é bem assim. Ser mãe implica em não ter dias tão agradáveis assim, cansaço, mau humor, cabelo despenteado, unhas por fazer e até momentos em que sente saudade da vida antes dos filhos e isso tudo é normal.

Portanto, se a tristeza é muito presente em sua vida, não deixe de conversar com pessoas mais próximas a você e procurar um médico.

Lembramos que cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Portanto havendo dúvidas converse com o pediatra. Ele irá determinar se o desenvolvimento do seu filho está de acordo com a idade.

Quer saber mais sobre o próximo mês? Então confira o desenvolvimento do bebê com 9 meses.

Compartilhe este post