Rua Varginha, 541, Colégio Batista, 31110-130, BH-MG(31) 3273-2020/

Blog

Desenvolvimento do Recém-Nascido

Desenvolvimento do recém-nascido: a primeira semana fora do útero é de adaptação para o bebê e ele precisa se acostumar com o novo ambiente. Após passar nove meses dentro da barriga aconchegante da mamãe, tanta luz, barulho e espaço são novidades. Por esse motivo muitos bebês gostam de ficar embrulhados em mantas como se fossem um charutinho.

Eles se sentem seguros e mais familiarizados. A sensação é similar à experimentada dentro do útero, onde se encontravam mais fletidos e envoltos.

O corpo do bebê ainda é molinho pois nesse estágio algumas partes do esqueleto encontram-se ainda na sua fase cartilaginosa. Portanto ele ainda não adquiriu controle sob os movimentos de sustentação, o que faz com que seja mais frágil ao manuseio.

Alguns recém-nascidos podem desenvolver a icterícia nos primeiros dias de vida. Saiba tudo clicando no link: Cerca de 60% dos bebês nascem com icterícia.

O Sono no desenvolvimento do recém-nascido

O recém nascido dorme em média 17 horas por dia. Nos primeiros 20 minutos, o sono é leve e agitado, porém após esse período, o sono torna-se profundo.

É comum o bebê despertar de 3 em 3 horas para se alimentar, isso pode variar de acordo com cada bebê. Depois que se alimenta e a higiene pessoal é feita eles costumam voltar a dormir. No primeiro mês de vida, caso o bebê não desperte para a amamentação é necessário acorda-lo.

Sono do Recém Nascido

Os Primeiros dias de vida no desenvolvimento do recém-nascido

O recém-nascido sai do hospital ainda com o coto umbilical, que começa a secar naturalmente e cai com cerca de 10 dias após o parto, formando o umbigo.

O nível de atenção no recém-nascido é mínimo. Se ambientar ao mundo fora do útero já é estímulo suficiente para as próximas semanas. Portanto não precisa se preocupar em estimular ele nessa fase, mas colocar um móbile no berço não faz mal.

Desenvolvimento neurológico e os sentidos do recém-nascido

O desenvolvimento do bebê ocorre em modo muito acelerado e os estímulos ambientais são importantes e condicionarão a personalidade da criança por toda vida.

Nos primeiros 12 meses de vida, o cérebro produz sinapses mais rapidamente do em qualquer outro período da vida. Portanto até o terceiro ano de vida irão formar bilhões de ligações neurais.

Paladar: esse é o sentido mais apurado no bebê. É desenvolvido ainda dentro do útero a partir do segundo mês de gestação. Por volta das 32 semanas, o feto consegue distinguir alguns sabores, como doce por exemplo.

Olfato: quando nasce, o bebê sente o cheiro do leite materno e procura pelo peito por instinto. Por volta do sexto mês da gestação, o olfato se desenvolve e através do líquido amniótico é possível que o bebê perceba diferentes odores, inclusive da alimentação da mãe.

Tato: esse é o primeiro sentido a se desenvolver no útero. Por volta do segundo mês de gestação, o bebê ganha sensibilidade nos lábios. A partir do quarto mês a sensibilidade na palma das mãos, plantas dos pés e rosto também são desenvolvidos.

Visão: esse é o sentido menos desenvolvido no recém-nascido. Porque nas primeiras semanas de vida o recém-nascido visualiza apenas cores de alto contraste (preto/branco) com pouca nitidez.

Vida da Mamãe no desenvolvimento do recém-nascido

De repente a ficha cai: tem um bebê na sua vida!

Portanto apesar de ser uma fase de adaptação tanto para a mamãe quanto para o recém-nascido, ele vai precisar de todo cuidado materno. É nele que o bebê irá encontrar o conforto e o equilíbrio que necessita para se adaptar.

Além disso, nessa fase o bebê costuma se alimentar de três em três horas. Porém, isso não é uma regra para todos os bebês, e se o seu mamar mais ou menos não quer dizer que o seu leite não é bom o suficiente para ele. Além disso lembre-se que nos primeiros dias o leite ainda não desce completamente, o que desce é o colostro, aquele leite amarelado que faz um bem sem igual para o bebê. Portanto amamente seu bebê no peito sempre que possível.

Lembramos que cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Portanto havendo dúvidas converse com o pediatra. Ele irá determinar se o desenvolvimento do seu filho está de acordo com a idade.

Se quiser, confira o desenvolvimento do bebê com apenas 1 mês e saiba mais.

Compartilhe este post

Post Relacionados

Testes Caseiros Para Descobrir o Sexo do Bebê

Testes Caseiros: após a descoberta da gravidez, saber o sexo do bebê torna-se a maior curiosidade dos...

Translucência Nucal – O Que é?

Translucência Nucal ou TN é um exame realizado no primeiro trimestre da gravidez. A partir dele é...

Desenvolvimento do Bebê Com 11 Meses

Desenvolvimento do bebê com 11 meses: aos 11 meses de idade o bebê costuma falar mais palavras....