Rua Varginha, 541, Colégio Batista, 31110-130, BH-MG(31) 3273-2020/

Blog

Fototerapia em RN: Como Funciona?

Fototerapia em RN – Recém-nascidos têm chance de apresentarem icterícia, o famoso amarelão. Pesquisas indicam que essa doença afeta 60% dos bebês ainda nos primeiros dias de vida. No RN prematuro a incidência é até maior. Nesse cenário, o tratamento que se utiliza com maior frequência é a fototerapia, uma técnica simples, e que possibilita diminuir a icterícia e evitar suas complicações.

A ideia é tratar o problema com luzes especiais para alterar as moléculas de bilirrubina e garantir a melhoria do bebê. Mas você sabia que essa abordagem pode ser feita em casa, com benefícios significativos?

Para explicar melhor esse contexto, neste artigo abordaremos como funciona a fototerapia, de que forma pode ser feita em casa e quais são as vantagens dessa prática. Acompanhe!

Como funciona a fototerapia em RN?

O chamado banho de luz é uma técnica que utiliza aparelhos específicos para emitir luzes para fazer o tratamento de algumas doenças, como icterícia, vitiligo, eczema, psoríase e outras. Em relação ao amarelão, é muito adotada em recém-nascidos, porque altera as moléculas de bilirrubina e contribui para sua expulsão do organismo do bebê. Esse processo reduz a concentração dessa substância no sangue e acaba com a doença do bebê. Em muitos casos, o procedimento é realizado no hospital ou em uma clínica especializada.

Nessas situações, o bebê geralmente fica internado. Situação que causa estresse e problemas para a família, já que a rotina é totalmente modificada. Além disso, as mães ainda estão se recuperando do parto e têm maior chance de contrair infecção assim como os RNs que têm imunidade baixa, o que causa perigos para a saúde.

Outro fator interessante é que em casa a possibilidade de amamentar o RN é maior tendo em vista que a mãe fica mais tranquila e ela participa mais do cuidado de seu filho.

De que forma é feita a internação domiciliar?

Quando a necessidade de tratamento com fototerapia em RN é identificada, os pais têm a possibilidade de executarem o procedimento em casa com as mesmas condições e até mais segurança do que no hospital. Afinal, ao adotar essa prática, o risco de infecção é reduzido e há mais conforto para o bebê e sua família.

Nesse momento, você pode perguntar: será que esse procedimento feito em casa é realmente seguro? A resposta é sim. Ainda em 1986, 260 RNs que nasceram com icterícia passaram pelo tratamento em casa e tiveram seus resultados analisados.

Em todos os casos houve melhorias da saúde do bebê. Além disso, 100% dos pais ficaram satisfeitos. Portanto, a eficiência é até maior que no hospital.

Em relação ao pagamento do tratamento, a vantagem é que muitos planos de saúde já cobrem esse procedimento. Se esse não for o seu caso, pode procurar uma empresa de atendimento pediátrico domiciliar reconhecida e especializada, a Pedilar Home Care, que faz o parcelamento do total em até 3 vezes sem juros.

Tenha em mente que você pode solicitar a fototerapia em casa quando necessário para o seu médico de confiança. Basta cumprir os procedimentos administrativos e de avaliação médica.

Quais são as vantagens da fototerapia em RN no âmbito domiciliar?

O principal benefício é sobretudo o vínculo materno. Em casa, a mãe tem o direito de estar sempre com o bebê e cuidar dele pessoalmente. Isso também facilita a amamentação! Uma das medidas fundamentais sobretudo para assegurar um melhor desenvolvimento da criança, tanto no aspecto nutricional, como imunológico.

A segunda vantagem é sobretudo a redução de custos. A internação prolongada no hospital é cara e o tempo de duração do tratamento geralmente é maior.

Por fim, você tem a chance de solicitar esse procedimento ao seu convênio. A própria operadora é responsável por adotar as medidas necessárias para que a clínica especializada faça o tratamento adequado.

Agora que você já sabe como funciona a fototerapia em RN, pode considerar essa opção para o seu bebê. Os resultados serão até mais eficientes que o tratamento hospitalar e o seu filho ficará saudável e feliz!

Gostou de entender mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e saiba mais sobre a internação domiciliar e como nossa clínica prestará o serviço de qualidade!

Além disso, você pode acessar nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram.

Portanto não perca mais tempo.

Compartilhe este post