Rua Varginha, 541, Colégio Batista, 31110-130, BH-MG(31) 3273-2020/

Blog

Icterícia em Recém Nascido, O Que é E Como Tratar?

Muitos bebês mesmo saudáveis ficam com a pele amarelada nos primeiros dias após o nascimento. A esse fato damos o nome de icterícia em recém nascido. Se ocorrer com seu bebê, não se apavore, apenas fale com o pediatra.

O Que é a Icterícia Neonatal?

A icterícia neonatal é causada sobretudo pelo excesso de produção de uma substância chamada bilirrubina, por consequência de um pigmento amarelado que é fabricado naturalmente pelo organismo.

Porque o Bebê Nasce Com Icterícia?

Em um processo que pode ser patológico ou fisiológico, quando as células vermelhas (hemácias) se rompem ocorre a liberação da bilirrubina. Ela é conduzida ao fígado através da corrente sanguínea, onde é metabolizada para ser excretada.

Além disso, as funções hepáticas do bebê ainda não estão maduras o suficiente para completarem todo esse processo. Com isso, pode haver uma deficiência nessa liberação. Dessa forma a bilirrubina fica sobretudo concentrada na corrente sanguínea do bebê e o tom amarelo começa a ser percebido na pele a nas conjuntivas (parte branca dos olhos).

Quanto Tempo Dura a Icterícia em Recém Nascido?

A icterícia geralmente aparece entre o segundo e o terceiro dia de vida do bebê. Ela pode  durar em média dez dias, nos bebês que nascem prematuros a icterícia pode sobretudo apresentar formas mais intensas e prolongadas.

Como Curar Icterícia em RN?

O tratamento mais utilizado para a Icterícia em recém nascido é o banho de luz, também chamado de Fototerapia. Esse tratamento é um procedimento seguro utilizado há mais de 30 anos. Na maioria dos casos ele é o único tratamento necessário para baixar os níveis de bilirrubina no sangue do bebê.

Após o momento mais “crítico” da icterícia, o banho de sol pode entrar como coadjuvante.

Tratamento Para Icterícia Neonatal Com Fototerapia – Banho de Luz

Para receber o tratamento o bebê é colocado numa espécie de berço de luz, sem roupa, com os olhos cobertos por uma máscara protetora. A luz azul dos aparelhos provoca sobretudo alteração nas moléculas da Bilirrubina fazendo com que as mesmas sejam eliminadas mais rápido. Por consequência à diminuição de sua concentração no sangue há a diminuição do amarelão (Icterícia).

Duração do Tratamento de Banho de Luz em RN

O tempo do tratamento de banho de luz no recém nascido dependerá de vários fatores:

  • Do nível de icterícia do bebê;
  • Do tipo de equipamento que está sendo;
  • Da resposta da criança  ao tratamento.

Tratamento de Fototerapia no Hospital ou em Casa?

Ambos os tratamentos são eficazes para curar a icterícia, com a diferença que o tratamento de banho de luz feito em casa fortalece o vínculo familiar e diminui muito o risco de contaminação do bebê e da mamãe.

Perguntas frequentes sobre icterícia em recém nascidos:

A icterícia pode voltar?

Sim, a icterícia pode voltar ou como rebote, quando por exemplo interrompemos a fototerapia ou por outras causas que não a incompatibilidade que levou o recém nascido ao tratamento inicial. Na dúvida o pediatra deve ser procurado para esclarecimentos.

O que a icterícia pode causar?

Quando a bilirrubina ultrapassa o limite tolerável ela se acumula sobretudo no cérebro do bebê ocasionando danos permanentes ao sistema nervoso, o que afeta seu desenvolvimento.

São bem raras as chances de chegar a esse nível, isso ocorrerá apenas se por algum motivo o médico não for informado quanto surgimento do “amarelão” no bebê.

Qual Exame Detecta Icterícia?

O exame de sangue ou um aparelho chamado bilirrubiômetro indica sobretudo o nível da icterícia no bebê. O aparelho identifica a quantidade de bilirrubina no organismo através de toques com aparelho na testa do bebê, mas é importante que se faça a dosagem da bilirrubina no sangue para se ter certeza deste nível.

O Que é a Icterícia do Leite Materno?

Em geral ocorre mais tardiamente após 10 dias. Além disso não está associada à incompatibilidade de grupos sanguíneos.

Normalmente não é preciso fazer nada além do acompanhamento clínico, no entanto, quando os níveis são muito altos pode-se pensar em suspender temporariamente o aleitamento.

Sobretudo, é importante uma avaliação clínica e laboratorial para tomada de decisão que deve ser feita pelo pediatra.

Icterícia em recém nascido pode ser causada por incompatibilidade sanguínea?

Sim, chamada de icterícia patológica, ela pode ser dividida principalmente em dois tipos:

  • Incompatibilidade ABO: o tipo mais frequente é quando a mãe é do grupo sanguíneo “O” e o bebê do grupo “A” ou eventualmente “B”.
  • Incompatibilidade RH: mãe Rh negativo e criança Rh positivo.
  • Outros subgrupos podem ocorrer, mas são mais raros

É normal que as fezes do bebê com icterícia fiquem pretas ou escuras?

Sim, é normal.

Veja um vídeo que explica um pouco mais sobre a Fototerapia Domiciliar:

Compartilhe este post