Rua Varginha, 541, Colégio Batista, 31110-130, BH-MG(31) 3273-2020/

Blog

A Desospitalização em Pediatria: Quando Adotar a Internação Pediátrica Domiciliar?

Há pouco tempo atrás era comum que crianças e recém-nascidos com doenças crônicas e necessidades especiais, vivessem em hospitais. Atualmente esse cenário é muito diferente! A tecnologia tem sido uma aliada na implantação de equipamentos e materiais que permitem a internação pediátrica domiciliar, com segurança e  qualidade. Saiba mais sobre a desospitalização pediátrica em nosso vídeo abaixo.

Os recursos tecnológicos permitiram sobretudo desospitalizações de alta complexidade e alto nível de cuidado.

Afinal, a desospitalização é uma estratégia eficaz, que humaniza o atendimento na saúde o que é especialmente nova, racionaliza os leitos hospitalares, aumenta a qualidade de vida e o bem-estar da criança, e otimiza os custos dos planos de atenção.

Quando a internação domiciliar é uma alternativa válida?

Produzimos um Post para tentar esclarecer e apresentar os vieses da Atenção domiciliar, serviço de Home-care e acompanhamento domiciliar na área de pediatria.

Acompanhe!

A internação pediátrica domiciliar

Desospitalização Pediátrica

Home care é um serviço de atendimento domiciliar realizado por uma equipe multidisciplinar especializada, que conta com médico pediatra, fisioterapeuta, enfermeiros, nutricionista, técnicos de enfermagem e fonoaudiólogos e outros, conforme a demanda do paciente.

A atenção domiciliar é indicada pelo profissional que atende a criança ou recém-nascido no hospital. Sobretudo os casos de crianças com patologias agudas ou crônicas, que estão em condições de estabilidade podem receber a assistência em casa.

Alguns diagnósticos podem identificar a necessidade de atendimento clínico de alta complexidade, e requerer recursos técnicos especializados.

É possível citar os seguintes benefícios:

  • Qualidade de vida da criança.
  • Segurança e conforto do acamado e de sua família.
  • Aumento dos vínculos materno e familiar
  • Insentiva o aleitamento.

Além disso, o objetivo da desospitalização infantil é:

  • Reduzir os riscos existentes no ambiente hospitalar.
  • Oferecer um atendimento domiciliar individualizado, seguro e humanizado.
  • Efetivar tratamentos de crianças pela colaboração de uma equipe multiprofissional.

Por todos esses motivos, a internação domiciliar é sobretudo uma tendência mundial, cujo significado se traduz em mais felicidade e qualidade de vida para o paciente e todos os que estão ao seu redor.

A elegibilidade para o home care pediátrico

Perfil dos Pacientes: Crianças com necessidades especiais que demandam atenção e cuidados especiais do básico ao avançado e equipe multidisciplinar.

Cuidados Paliativos

Cuidados com foco paliativo e não curativo. Assim, é possível trazer mais qualidade de vida ao paciente e seus familiares, de forma humanizada, com excelência na qualidade e digna.

Dependência de Tecnologias

Necessidade de equipamentos modernos para as terapias de nutrição parenteral, ventilação mecânica, administração de medicação, fototerapia, monitorização, etc. Ou seja, pessoas que necessitam de cuidados específicos e de alta tecnologia.

Os prematuros que necessitam de acompanhamento

Recém nascidos prematuros que demandam cuidados de ganho de peso, amamentação, fototerapia, equipe multidisciplinar para acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor.

Lactentes dependentes de oxigenioterapia, dieta por gastrostomia, estimulação neuro funcional, controle e cuidados especiais.

O objetivo é treinar a família na assistência à saúde dos bebês que necessitam de mais cuidado, juntamente com uma equipe especializada, conforme a necessidade da criança:

  • Médicos.
  • Fisioterapeutas.
  • Enfermeiros.
  • Nutricionista.
  • Técnicos de enfermagem.
  • Fonoaudiólogos.

Esse apoio especializado garante sobretudo aos pais segurança para desenvolver o cuidado dentro do domicilio e preparar para a desospitalização. O atendimento pediátrico é uma especialidade da Pedilar, diferenciado do atendimento aplicado para adultos.

Essa prática inclui uma comunicação aprimorada e muita capacitação, para que a família tenha o apoio necessário para enfrentar os momentos difíceis, com tranquilidade.

É o que faz da Pedilar Home Care, uma empresa de internação pediátrica domiciliar com toda a estrutura e “Know-how”, uma líder de mercado Pediátrico.

Caso queira saber mais sobre nossos serviços, entre em contato com um de nossos consultores para conhecer o funcionamento e o conhecer nossos serviços.

Compartilhe este post

Post Relacionados

Desafios da Desospitalização e Seus Benefícios

Desafios da Desospitalização: A Pedilar está há 18 anos no mercado de desospitalização pediátrica. Como negócio pioneiro...

Ações de Desospitalização

A Pedilar é uma empresa de Internação Domiciliar  e atua nessa área de ações de desospitalização a...

A Pedilar

Somos uma empresa especializada em Atendimento Domiciliar Pediátrica, pioneira nesta área em Belo Horizonte. A Pedilar existe...