Rua Varginha, 541, Colégio Batista, 31110-130, BH-MG(31) 3273-2020/

Blog

Pezinhos livres: por que é importante para bebês pisar no chão sem sapato?

Muito se discute sobre deixar ou não o bebê andar descalço.

“Ele vai pegar um resfriado.”

“Vai machucar o pezinho.”

“Se andar descalço vai ficar com pé chato.”

Em relação à última afirmativa, o que ocorre é justamente o contrário! Andar descalço ajuda a fortalecer a musculatura intrínseca interna dos pés, auxiliando na formação dos arcos plantares, as famosas curvinhas que nos bebês ainda não estão formadas.

O processo de aprender a andar, depois andar mais rapidinho e depois correr, vai seguindo. Os pequenos pés vão aprendendo e vão se moldando às novas necessidades. Vão se acostumando com o peso do corpo que tem que carregar.

A planta dos pés contém vários receptores sensoriais superficiais e profundos, que quando em contato com superfícies diferentes, de várias texturas, auxiliam na regulação do tônus muscular e nos ajustes posturais para garantir o equilíbrio. É nesse processo que as curvas naturais vão se formando.

A especialista pediátrica Dra. Kacie Flegal alega que “uma das formas mais simples de motivar o desenvolvimento proprioceptivo e vestibular é deixar nossos bebês ficarem com os pés descalços, tanto quanto for possível.”

À medida que as pequenas plantas dos pés dos bebês sentem, se movem e se equilibram na superfície que estão explorando, as informações enviadas para o cérebro das vias táteis, proprioceptivas e vestibulares acalmam ou inibem outras entradas sensoriais extrínsecas. Isso cria foco e conscientização de andar e se mover pelo espaço; os bebês ficam mais atentos aos seus arredores.

Por isso devemos oferecer mais experiências sensoriais à criança, especialmente deixando-a caminhar descalça sobre a areia da praia, grama de um jardim ou em outra superfície de textura diferente. Os pais devem se assegurar que o local não tenha objetos estranhos que possam machucar os pés da criança e que estejam em boas condições de higiene.

No caso da criança sentir frio ou a superfície estar com a temperatura muito baixa, é recomendável ao invés de colocar um sapato o uso de uma meia com solado antiderrapante.

Portanto mamães e papais… pezinhos no chão, sempre com segurança!!

Suellen Oliveira Fontán Multari

Compartilhe este post