Rua Varginha, 541, Colégio Batista, 31110-130, BH-MG(31) 3273-2020/

Fototerapia em RN – Tratamento Domiciliar

O que é a Fototerapia em RN?

A fototerapia em RN (recém nascido) é uma técnica utilizada para o tratamento da icterícia neonatal, que é um dos motivos mais frequentes de hospitalização prolongada em recém-nascidos.

Por ser um processo seguro, a internação domiliciar para fototerapia, reduz drasticamente o risco de infecção hospitalar, trazendo conforto e tranquilidade para a família.

Para a sua comodidade, já existem convênios que cobrem esse tipo de procedimento. Assim, você poderá ter a sua disposição, os mais avançados aparelhos para fototerapia domiciliar.

Fototerapia em RN - Em domicílio

Como solicitar a Fototerapia em RN?

Converse com o médico sobre essa possibilidade.

A solicitação do tratamento de banho de luz em bebê em domicílio é simples e deve seguir procedimentos de avaliação médica e administrativa, para identificar as condições clínicas e necessidades do paciente.

Pacientes com planos de saúde

O paciente deve realizar contato com a operadora para solicitar atendimento domiciliar. Nesse caso, é o próprio plano de saúde que adotará as providências necessárias junto à Pedilar para que possamos visitar o paciente no hospital para avaliar as necessidades assistenciais e providenciar a admissão quando aprovado pelo plano de cuidados.

O contato também pode ser realizado direto com a Pedilar. Nesse caso, a Pedilar acionará a operadora para verificar a possibilidade de cobertura do serviço de internação domiciliar.

Pacientes sem planos de saúde

O serviço pode ser contratado em regime particular.

Basta entrar em contato conosco através do telefone: (31) 3273-2020 ou pelo e-mail: contato@pedilar.com.br para solicitar o seu orçamento.

Depoimentos sobre Fototerapia Neonatal Domiciliar

Dúvidas Frequentes sobre Fototerapia em RN

Banho de luz em bebê dura quanto tempo?

O tratamento de fototerapia neonatal ou banho de luz pode durar até 7 dias no hospital dependendo da necessidade.

Em casa esse tempo pode ser menor, necessita-se de aproximadamente 2 dias. Um dos benefícios do banho de luz domiciliar é o conforto de estar em casa e a mãe não precisar se separar do bebê.

Banho de Luz / Fototerapia
  Em casa No hospital
Duração 2 dias Até 5 dias
Vínculo Familiar Maior Menor
Contaminação do Bebê Menor risco Maior risco
Contaminação da Mãe Menor risco Maior risco

Quando é indicado o tratamento de fototerapia neonatal?

O tratamento com fototerapia é necessário quando a icterícia não diminui sozinha. Se a bilirrubina (substância que causa o amarelão no bebê) ultrapassar o limite tolerável, poderá se acumular no cérebro do bebê causando danos no sistema nervoso.

Como funciona o tratamento de fototerapia em RN?

A luz azul dos aparelhos de fototerapia provoca alteração nas moléculas de Bilirrubina e isso permite que as mesmas sejam eliminadas mais rápido. Com a diminuição dessa substância no sangue, o amarelão (icterícia) vai desaparecendo gradativamente.